quarta-feira, 19 de março de 2008

Normas para prática de Estágio Supervisionado

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GRANDE FLORIANÓPOLIS


CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



DOCUMENTO ORGANIZADOR DO ESTÁGIO CURRICULAR



“A riqueza do estágio está em trazer elementos
vivenciais a serem refletidos a luz da teoria”.
GT Estágio

Prof. Silvio S Pereira


GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA – GRANDE FLORIANÓPOLIS
CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOCUMENTO ORGANIZADOR DO ESTÁGIO CURRICULAR

“A riqueza do estágio está em trazer elementos vivenciais a serem refletidos a luz da teoria”.
GT Estágio

INTRODUÇÃO
A Gerência de Educação Ciência e Tecnologia da grande Florianópolis realizou nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2006 a “Formação Continuada para Educadores das disciplinas Didática, Fundamentos Teórcos-Metodológicos e Estágio Curricular do Curso de Magistério”.
Considerando as dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos Educadores destas disciplinas e no intuito de elucidar o que cada um vem trabalhando com as alunas[1], é pertinente e necessário o agrupamento das disciplinas para trabalhar o entendimento / conceitualização destes acerca da disciplina.
No processo de reflexão das dificuldades, avanços, possibilidades, experiências, é que o Grupo de Trabalho das Educadoras de Estágio Curricular elabora este documento e o propõe como Linhas Gerais a serem refletidas / utilizadas pelos educadores da referida disciplina.
A trajetória e exercitação / reflexão do Grupo, na elaboração deste documento, nos trás indícios para a realização de uma prática coesa e aproximada entre as Unidades Escolares que ofertam este Curso.
Considerando que o foco central de preocupação destas educadoras é o oferecimento de uma formação numa perspectiva de qualidade, a construção de uma identidade / unidade e diálogo entre as práticas destas profissionais é de suma importância, bem como também a releitura deste documento para alteração, acréscimo e supressão de itens que neste momento tem a sua pertinência e preocupação evidenciada.


CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO
EMENTA DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR – 3ª SÉRIE
SI / EI – Concepção, importância e normatização do estágio. Vivência, registro, reflexões do campo de observação nas diversas etapas de Estágio. Leituras de apoio de acordo com as especificidades do estágio. Produção de relatório reflexivo ao final de cada etapa de estágio.
EMENTA DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR – 4ª SÉRIE
PÚBLICO ALVO
Alunas egressas do Ensino Médio regular e de Educação de Jovens e Adultos. Na sua maioria: concluíram o Ensino Médio há bastante tempo; são mulheres e trabalham como auxiliar de classe nos Centros de Educação Infantil e creches.
ALGUNS ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
A Carga Horária do estágio será distribuída no decorrer do ano letivo de acordo com o cronograma apresentado pelo supervisor de estágio. Caberá ao aluno ter 100% de freqüência.
VIVÊNCIA DOS CICLOS / ETAPAS DE ESTÁGIO NO DECORRER DO ANO LETIVO
O ano letivo será distribuído em duas etapas com mesma carga horária para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O aluno deve no mínimo vivenciar dois ciclos nas Séries iniciais (1ª ciclo - 1ª série ou 2ª série e 2ª ciclo - 3ª série ou 4ª série) e duas etapas na Educação Infantil (1ª etapa - 0 – 3 anos e 2ª etapa - 4 – 5 / 6 anos);
Ressaltamos que a distribuição da carga horária da 3ª série do Curso de Magistério vem sendo realizada no real concreto de modo paritário. Atualmente para o mercado de trabalho, a demanda vêm sendo maior na área de Educação Infantil.





PODE SER ADMITIDO / ACEITO O ESTÁGIO DIFERENCIADO PARA ALUNOS-TRABALHADORES NO AMBIENTE ESCOLAR:
A) Para aluno matriculado nos turnos:
- NOTURNO será exigida comprovação de carga horária de 40h; e
- DIURNO: comprovação de carga horária de 20h;
B) Formas de comprovação de aluno-trabalhador: Cópia da carteira de trabalho assinada com declaração; declaração; contra-cheque;
C) Assinatura de Termo de Compromisso: (exemplo anexo)
Observações específicas:
MATRICULADOS NAS 3ª SÉRIES
A) Caso ocorra desistência do local de trabalho será exigida a reposição da carga horária equivalente;
MATRICULADOS NAS 4ª SÉRIES
A) que atua como auxiliar de classe ou professor poderá ter sua regência considerada como estágio nas séries iniciais ou educação infantil, conforme sua área de atuação devidamente comprovada, desde que acompanhado pelo professor supervisor de estágio e cumpra as exigências da disciplina (seminários, encontros com o professor supervisor, eventos da área, pesquisas, laboratórios).
B) Comprovação de vinculo empregatício mínimo de 2 meses na função de auxiliar de classe ou professor para realização da regência / intervenção. Mas deve cumprir as exigência da disciplina conforme explicitado anteriormente;
Obs. Caso o aluno não consiga realizar o estágio previsto neste, deve ser comunicado/orientado ao aluno que ele poderá realizar o estágio após o término do Curso com a ressalva que enquanto não for cumprida esta etapa não será emitido certificado de conclusão.






VISITAÇÃO / VIVÊNCIAS EXTRACLASSE

CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL/CAMPO DE ESTÁGIO
3ª SÉRIE - OBSERVAÇÃO / VISITAÇÃO – Instituições que desenvolvem relações educativas de ensino / aprendizagem (Ex. Fundação Catarinense de Ed. Especial; APAE; Comunidades Indígenas; EJA; Ongs; Escolas Conveniadas e toda a rede privada e pública de ensino);
4ª SÉRIE - OBSERVAÇÃO / REGÊNCIA – Instituição de educação infantil e de ensino regular.
CASOS DE CONSTRANGIMENTOS DENTRO DO CAMPO DE ESTÁGIO
- Deve ser documentado pelo responsável pedagógico pela Unidade Escolar o acontecimento e entregue ao professor de estágio para tomada de providências.
CONTROLE DA FREQUENCIA
- planilha de “débito e crédito” acerca do cumprimento ou não da carga horária obrigatória a ser cumprida pela aluna. (ANEXO)
MODO DE OFERECIMENTO DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO EDUCADOR
O educador optará pelo modo de organização que considerar mais apropriado para atender as necessidade e dificuldades da região e das alunas. Portanto, considerou-se dois modos de oferecimento na Unidade Escolar:
- semestral: todo o grupo de alunas realizará estágio no mesmo nível de ensino (EI ou SI) no decorrer do semestre e no seguinte haverá a inversão.
- concomitantemente: o educador durante o ano letivo terá, ao mesmo tempo, grupos de alunas estagiando nas Séries Iniciais e outras na Educação Infantil. Devendo após o encerramento do 1° semestre proporcionar a rotatividade dos grupos. Tal modo de oferecimento faz-se necessário em algumas localidades onde não há instituições suficientes para atender toda a demanda das alunas num mesmo nível de ensino. Faz-se necessário organizar-se de acordo com o oferecimento e exigências das instituições, desde que as exigências da instituição não estejam em desacordo com os objetivos reais propostos pelo Estágio.


EM CASOS DE TRANSFERÊNCIA
- Comunicar à secretaria da Unidade Escolar, para que seja adicionado no campo de observação no Documento de Transferência da aluna, o total da Carga Horária realizada até aquele momento; as notas parciais (quando se tratar de mais de um bimestre transcorrido) e fazer destaque quanto ao nível de educação realizado: séries iniciais ou educação infantil.
SEGURO / AUTORIZAÇÃO DA UE NO CAMPO DE ESTÁGIO
PRODUÇÃO ESCRITA PARA AVALIAÇÃO FINAL
- Relatórios reflexivos apresentado ao final de cada etapa de estágio (EI e SI);
EMISSÃO / LANÇAMENTO DAS NOTAS NO SISTEMA
VALIDAÇÃO DE CURSOS EXTERNOS – CRITÉRIOS:
Participação em Curso com Carga Horária total igual e / ou superior a 20H, será computado como 20% da Carga Horária Total do estágio da 3ª série desde que:
A) seja da área da Educação;
B) apresentação do comprovante de participação no evento;
C) elaboração de relatório / síntese do evento;
D) socialização para o grupo / professor.
Obs. Carga Horária inferior a 20h não será aceito.
SUGESTÕES / PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O DIÁLOGO ENTRE AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO
- Caixa do Magistério: textos (Ver com G. Vargas);
- Planilha de conteúdos do bimestre de todos os educadores do Curso (Exemplo anexo);
DOCUMENTAÇÃO (PADRONIZAÇÃO)
- Carta de apresentação;
- Termo de compromisso;


NECESSIDADES APONTADAS:
1. Aumento da Gratificação de 25% para 40%, considerando que não há possibilidade de ser incorporado no vencimento;
2. Política de capacitação do Magistério que oportunize o prosseguimento dos estudos em outros níveis de formação superior;
3. Definição do Curso do Magistério: verificar a possibilidade de inserção na área Profissionalizante e observar as implicações;
4. Materiais didáticos a serem disponibilizados na biblioteca para consulta da área (Livros; Revistas; Cadernos Pedagógicos; Produções do INEP / MEC...);
5. Verificar a possibilidade de garantia uma Carga Horária para Coordenação do Magistério.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
SUGESTÕES DE TEMA
GRUPO DE TRABALHO

ANETE IÄHNIG PEÇANHA - EEB Aníbal Nunes Pires - Florianópolis
EEB Aníbal Nunes Pires – Florianópolis
LEONETE MOLLERI DE LIMAS - EEB Ivo Silveira – Palhoça
TÂNIA OLÍVIA JAHN SOUZA - EEB Ivo Silveira – Palhoça
ROSIDES CRISTINA HÜLSE BRASIL - EEB Wanderley Júnior
MARIA APARECIDA DA SILVA RODRIGUES – EEB Getúlio Vargas – Florianópolis
MARLENE A. DE SOUZA – EEB Ivo Silveira – Palhoça
RAINILDES BOEGER – Instituto Estadual de Educação – Florianópolis
ROSEMERI SCHARDANG - EEB Getúlio Vargas – Florianópolis
SANDRA M. S. WEISSHEIMER – Instituto Estadual de Educação – Florianópolis

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