quarta-feira, 19 de março de 2008

Curriculo














PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ANO LETIVO: 2008














Professor: SILVIO SILVESTRE PEREIRA.


“Planejamento das Atividades de Estágio Curricular Supervisionado”

Ao professor, segundo a LDBN n. 9394/96 em seu art. 29 à 34 (anexo) incumbe zelar pela aprendizagem do aluno inclusive daqueles com ritmos diferentes de aprendizagem tomando como referência, na definição de suas responsabilidades profissionais, o direito de aprender do aluno. Associado a esta incumbência está o exercício da autonomia do professor na execução de um plano de trabalho próprio, assim como o trabalho coletivo de elaboração da proposta pedagógica da escola.
Sem abandonar a responsabilidade de ensinar, o professor pode trabalhar no
sentido de associar conhecimentos, participação e transformações dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica, considerando-se um componente incisivo desse processo (parecer CNE/CP 9/2001: 8). Confrontando-se estas reflexões com a realidade daqueles que os cursos de licenciatura pretendem “tornar professores”, observamos que os desafios para professores e instituições de ensino, se apresentam exatamente em uma das etapas do processo de formação, no estágio curricular supervisionado de ensino. O perfil sócio-econômico e cultural dos sujeitos sociais do curso de MAGISTÉRIO COM HABILITAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, que freqüentam a EEB Wanderley Junior, indica que a grande maioria concilia trabalho no período diurno, com estudo no noturno. Circulam entre, pelo menos dois municípios, São José, Biguaçu, para “realizar o sonho” do acesso a um diploma de curso de MAGISTÉRIO..
Essa realidade exige da instituição de ensino Público estratégias que, comprometidas com a qualidade da formação e conhecendo o perfil dos alunos estagiários, considere tempos e espaços diversos de apoio pedagógico, utilização de ferramentas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação e espaços coletivos de reflexão sobre a prática docente.
A partir destas reflexões iniciais e com aquelas oriundas de documentação oficial do Ministério da Educação sobre Formação de Professores, organiza-se o presente planejamento.

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JUSTIFICATIVA

O Estagio Curricular é uma disciplina que compõe a grade do curso de Magistério. Essa disciplina é oferecida extra-classe, compreendendo uma carga horário de 160 horas aula, sendo 32 dias com o5 aulas diária.
O Estágio Curricular,´q compreendido como uma disciplina que tem valor na mesma proporção que todas as demais disciplinas que compõe o curso.
O primeiro passo para do planejamento é definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica que irá nortear os fins e objetivos da ação educativa. O contato direto com o trabalho dos educadores que atuam em sala de aula tem mostrado algumas evidências interessantes em relação à questão do planejamento das atividades, pois cada um já tem o conhecimento preciso da sua turma. A anamnese (*) é uma prática favorece o convívio com o grande grupo.









ANAMNESE - Informações dadas ao medico, professor ou responsável, mediante solicitação sobre o inicio e a evolução de possíveis doença que necessite de constante observação.-Dic.Ling.Port.Sergio Ximenes.



DESENOLVIMENTO

No primeiro semestre os alunos estagiários estarão juntos na Educação Infantil, onde serão abordadas questões teóricas da área. Os períodos de observação ocorrerão na forma de rodízio, para que todos alunos (as) possam conhecer e conviver com todas as série e faixas etárias existentes na Instituição. É um momento de rica experiência que favorece a compreensão e o aprendizado necessário para a formação efetiva do EDUCADOR.
O primeiro semestre será cumprido junto as Série Iniciais (SI) que compreende as crianças de 0 (zero) a 05 (cinco) anos. Ao finalizar este período, de observação, cada aluno, individualmente, será convidado a atuar na função de educador regente da turma, sendo avaliado pela professora titular juntamente com o professor responsável. Da mesma forma no segundo semestre, com as Séries Iniciais que compreende o Ensino Fundamental (1º (primeira) à 4ª (quarta) série.










OBJETIVOS GERAIS.



 Possibilitar ao aluno (a) estagiário (a), convivência com profissionais mais experientes na área educacional, objetivando sempre a troca de conhecimento e experiências.
 Propiciar momento para a reflexão sobre as práticas pedagógicas comuns no ambiente escolar em detrimento das teorias educacionais. (Processo educativo*)

 Favorecer a vivência com as diferentes faixas etária, através da observação e reflexão, organização e reorganização de ações pedagógicas.

 Desenvolver experiências concretas aproximando-se da realidade infantil, sendo necessário apresentar uma atitude responsável, ética, comprometida, eficaz com a educação.










O Processo educativo engloba a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, como o processo de aprendizagem, os métodos de ensino, o sistema de avaliação da aprendizagem e o sistema educacional como um todo. O processo educativo é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, e como tal precisa ser definido de acordo com seu contexto histórico-social, partindo dos esquemas educativos primários, nas relações que o aprendiz trava antes mesmo de iniciar sua escolarização, passando pelo modo como a educação escolar se inicia e, finalmente, como ela se processa (wikpédia)

DOCUMENTO 1

AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO


São José, ________de ____________________________ de ________

A(o) Sr(a) Diretor(a) da Instituição de Ensino_____________________________________________________


Prezado(a) Diretor(a)

Em cumprimento à Lei 6.494 de 07/12/1977, solicitamos sua autorização para que os aluno(as) ___(Relação anexa)_______________________________, matriculado no 3º ano do curso do Magistério no período noturno, pertencente EEB Wanderley Junior, neste município, possa realizar todo ou parte de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino nesse estabelecimento.
Na certeza de podermos contar com a colaboração de V.Sa., antecipadamente agradecemos.
Atenciosamente,

_______________________________________________
Direção e professor responsável pela turma.




DOCUMENTO 2

REGISTRO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Estagiário:______________________________________________________
Curso: ________________________________________Período__________
Instituição: _____________________________________________________

Assinatura do aluno-estagiário:___________________________________

Assinatura do professor-supervisor _______________________________


Data Nº.h. Atividades Desenvolvidas. Rubrica Prof.























DOCUMENTO 3


DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO




Declaro para os devidos fins que o aluno (a) _____________________________________________________________ ,
matriculado no 3º anos do Curso de Magistério, pertencente ao E.E.B. Wanderley Junior, nesta cidade, esteve presente nesta instituição de ensino para cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino no dia ________/________/________, no horário de _________ às ____________ horas.



São José, _____ de ________________________________ de __________.




Atenciosamente:

_________________________________________________________________________
Carimbo da Instituição / Prof. Responsável







DOCUMENTO 4



DECLARAÇÃO DE CO-PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS



Declaramos que o (a) aluno (a) ______________________________________________, matriculado no curso de ___________________________________________________
Da EEB Wanderley Junior, em cumprimento de Estágio Supervisionado, participou do Projeto Pedagógico (_______________________________________________________) através de co-participação em atividades articuladoras do ensino e aprendizagem desenvolvidas no ( Local) ______________________________________________com as séries (______________) do ensino fundamental e/ou da ______________série do Ensino Médio da escola. _________________________________________________, localizada no município de ____________________________________. A carga horária da atividade corresponde a ___________horas,
executadas no período de _____/____/_____ a _____/_____/_____

Cidade: ( _________________________________________________________________)








Diretor(a) da Instituição (assinatura e carimbo)









DOCUMENTO 5

SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE ATIVIDADE PROFISSIONAL

São José, ______ de _________________________________________de _________

Ao Sr.(a) diretor (a)_______________________________________________________ Instituição (______________________________________________________________)

Em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 /96 e às respectivas normas federais de regulamentação da formação de profissionais de educação básica, no nível do ensino médio, solicitamos sua autorização para que o estudante _____________________________________________________matriculado no 3º. Ano, do período noturno, sob o nº de matrícula ___________________, no Curso de MAGISTÉRIO da EEB. Wanderley Junior, São José SC, se ausente das suas atividades profissionais no dia ____/________/_____ do estabelecimento e de suas responsabilidades para que possa cumprir estágio obrigatório.
A conclusão do curso do Magistério encontra-se diretamente vinculada ao cumprimento das horas deste estágio, por isso, contamos com a sua compreensão e desculpamo-nos por transtornos eventuais decorrentes da ausência do mesmo.
Na certeza de podermos contar com a colaboração de V.Sª., antecipadamente. Agradecemos.

Atenciosamente.


Direção e Prof. responsável


DOCUMENTO 6

PLANO DE AULA
Estagiário:__________________Curso:_______________Período: ________
Colégio/Escola__________________________________________________
Data:___/___/___ Horário: __________
Disciplina:______________________________________________________
Nível de Ensino:_________________Série:_________________Turma:_____

Tema da Aula: ______________________________________________________________

Tempo da Aula:_______________

Objetivos Específicos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conteúdos, (Anexado.)__________________________________________
Recursos__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Procedimentos Metodológicos ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Procedimentos de Avaliação ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



DOCUMENTO 7

AVALIAÇÃO DE AULA PRÁTICA MINISTRADA

PLANO DE AULA
Estagiário:__________________Curso:_______________Período: ________
Colégio/Escola__________________________________________________
Data:___/___/___ Horário: __________
Disciplina:______________________________________________________
Nível de Ensino:_________________Série:_________________Turma:_____

Tema da Aula:
_______________________________________________________________________________________


1 Domínio do conteúdo ministrado 1 2 3 4 5
2 Atualização e Contextualização do conteúdo
3 Utilização correta da linguagem escrita
4 Utilização correta da linguagem oral
5 Apresentação do assunto com seqüência lógica
6 Apresentação do assunto de maneira agradável
7 Identificação e valorização de conhecimentos prévios dos alunos
8 Articulação dos conteúdos ministrados com conhecimentos de diferentes disciplinas escolares
9 Incentivo à investigação/pesquisa, ampliando conhecimentos
10 Emprego de recursos e metodologia adequada ao nível e modalidade de ensino
11 Utilização do material didático adequada aos objetivos e a metodologia definidas no plano de aula
12 Capacidade de estimular a participação, o interesse e a curiosidade dos alunos pelo assunto abordado.
13 Organização do Planejamento escrito ( plano de aula e outros utilizados na sala de aula)
14 Adequação do planejamento da aula ao tempo definido para a mesma
15 Apresentação pessoal do estagiário
16 Postura do estagiário em relação aos alunos
17 Postura ético-profissional do estagiário
18 Pontualidade em relação à aula


Conceito Final: _________________________________Professor _Avaliador: ________________________________
Considerações sobre a prática docente: _____________________________________________________
Professor Responsável; __________________________________________________________________

DOCUMENTO 8


SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE ATIVIDADE E CARGA HORÁRIA

Eu, _____________________________________________________, matriculado no período do Curso de MAGISTÉRIO do EEB Wanderley Junior, sob a supervisão do Professor Silvio Silvestre Pereira, solicito a isenção de atividade e de carga horária do Estágio Curricular Supervisionado, apresentando a seguinte justificativa:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Em anexo apresento os seguintes documentos comprobatórios da solicitação:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
São José, _______/_______________________________________________ / ________

Aluno (a) _________________________________________________________________

PARECER DO RESPONSÁVEL:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
São José , _________/ ____________________________________________/ ___
_________________________________________________________________________Direção / Professor responsável.

DOCUMENTO 9

COMO ELABORAR RELATÓRIO FINAL
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino

1. PARTE PRÉ-TEXTUAL: Elementos que antecedem o texto principal: capa e sumário.
1.1 Elementos essenciais
1.1.1 Capa: Devem constar as seguintes informações, dispostas na ordem apresentada:
nome da instituição;
nome do estagiário;
Curso de graduação do aluno;
Etapa do Estágio a que corresponde o Relatório;
título: Relatório Final de Estágio;
local (cidade) da instituição;
ano de apresentação.
1.1.2. Sumário: Consiste na "enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado dos números das páginas".
2. PARTE TEXTUAL: Esta parte deve ser composta dos seguintes itens:
a) Introdução: é a apresentação do trabalho (objetivos; metodologia de trabalho);
b) Desenvolvimento: contém os documentos que comprovam as atividades de estágio.
Devem estar organizados de forma ordenada, conforme as ações;
Os documentos devem estar assinados, carimbados e datados;
Não devem conter rasuras e devem ser digitados:
c) Considerações Finais:
Deve estar articulada com a formação de professores, com a reflexão sobre o local e as
práticas docentes e gestoras.
d) Anexos:
Material didático necessário à execução das atividades de estágio;
Instrumentos de avaliação adequados aos objetivos e conteúdos das aulas ministradas;
e) Referências Bibliográficas :
Do aluno (utilizadas em sala de aula, no processo da prática docente);
Do professor (utilizadas, pelo estagiário, com o objetivo de pesquisar, estudar e planejar a
prática docente)
Observações: O relatório deve ser apresentado, separadamente, em duas partes.
Parte 1: Documentos que farão parte da documentação institucional do aluno e que comprovam o cumprimento
legal das horas de estágio.
Parte 2: Análise reflexiva das atividades realizadas: considerações finais; anexos; referências bibliográficas.




DOCUMENTO 10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
I – QUAL A CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA?
(A partir dos itens sugeridos elabore relatório)
Nome da escola; mantenedora (federal, estadual, municipal, particular etc.)
Endereço (rua, número, bairro, município).
Horário de funcionamento.
Níveis de Ensino; modalidades de Ensino.
Recursos pedagógicos: TV; aparelho de som; retroprojetor etc.
Níveis de ensino oferecidos;
Faixa etária atendida;
Multimídia: TV; Vídeo, DVD.
Acesso à Internet.
d) Espaço para atividades coletivas como: pátio; quadra de esportes; capela; cantina; auditório.
Em que parte da escola se localiza; Condições de conservação (pintura; piso; paredes; cobertura);
Recursos pedagógicos existentes no espaço; Projetos e atividades desenvolvidas.
Direção Geral .
Direção por turno.?; Supervisão Pedagógica;
Orientação Escolar;
Secretaria escolar;
VII - A ESCOLA PARTICIPA DE PROJETOS GOVERNAMENTAIS? QUAIS?
(A partir dos itens sugeridos elabore relatório)


X - COMO SÃO AS CONDIÇÕES FÍSICAS DAS SALAS DE AULA?
(A partir dos itens sugeridos elabore relatório)
a) A Sala de Aula.
Relação espaço e quantidade de alunos.
Iluminação e ventilação.
Conservação (pintura; cadeiras, mesas, quadro de giz).
Material de uso individual dos alunos (livros, cadernos, textos, lápis, caneta etc.).
Recursos pedagógicos (retroprojetor; TV; Aparelho de som; murais; livros).
Murais
b) Os Espaços externos da Escola
Quais são os espaços externos?
Que atividades são desenvolvidas nesses espaços?
Como é a conservação desses espaços?




DOCUMENTO 11



MODELO DE CAPA DO RELATÓRIO FINAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA

Escola de Educação Básica “ Wanderley Junior”

Curso de Magistério Com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Relatório Final: Estágio Curricular Supervisionando

Professor: Silvio Silvestre Pereira

Nome do Estagiário_______________________________________________________

São José, _________de ______________________________________ de ___________














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